Texto expositivo-argumentativo


 
    O texto argumentativo visa convencer, persuadir ou influenciar o ouvinte/leitor a quem  se apresenta um ponto de vista - TESE - cuja veracidade se demonstra e prova atras da ARGUMENTAÇÃO.

    O texto expositivo-argumentativo consiste em partir de uma afirmação e desenvolvê-la. Um  texto expositivo-argumentativo tem, pois, como objetivo expor, sobre um determinado assunto, um juízo próprio de forma clara e organizada.

     A argumentação apela o à nossa racionalidade (ex. discurso político, sermões do Padre António Vieira), como tamm à nossa emotividade (ex. texto publicitário).

    É, pois, necessário que apresentemos um raciocínio coerente e convincente.

 

Estrutura:

Introdução
- parte inicial onde se apresenta o ponto de vista  (TESE) a defender, de modo claro e bem definido.
 Recorrer a uma afirmação ou interrogação.
 Apresentar de forma clara e bem definida.

Desenvolvimento 
-   explicitação do ponto de vista;
-    apresentação de argumentos que provam a sua veracidade: factos, exemplos, citações, testemunhos...
  Escolher e ordenar os argumentos de forma lógica e articulada.
  Preferir a ordem crescente  de importância,
  Do menos para o mais importante.
  Atentar na progressão do texto. Não ser redundante.
  Dar exemplos, provar a argumentação. (Mais vale mostrar do que declarar.)

Concluo
parte final, constituída por uma síntese da demonstração feita no desenvolvimento.
  Apresentar soluções, propor outras abordagens.
  Recorrer a citações decisivas.
  Concluir, regressando à tese inicial. (texto circular)
 

A introdução  e a conclusão:
- devem ser constitdas por um único  parágrafo;
- uma  vez que são sínteses teóricas, não devem conter exemplos;
- articulam-se entre  si, já que a conclusão deve retomar a introdução.

 

Aspetos Linguísticos:
-  Usar um registo adequado à situação e ao destinatário.
    Registo formal ou informal.
Atentar na coesão textual.
- Recorrer a verbos de opinião.
   Acreditar, achar, estar seguro, estar convicto, concordar, afirmar, refutar, rejeitar, etc.
- Recorrer a figuras de estilo.
    Metáfora, antítese, interrogação retórica, anáfora, etc.
- Encadear corretamente os parágrafos através de conectores lógicos.

  

A progressão e a articulação do texto é conseguida sobretudo através do uso dos conectores ou articuladores do discurso, que vão fazendo progredir o texto de uma forma permanente e articulada.

Articuladores argumentativos:

para reiterar, reafirmar
retomando a questão, penso  que, a meu ver, creio que, estou certo, em nosso entender

para concordar, provar, exprimir certeza
efetivamente, com efeito

para refutar, manifestar oposição, restringir ideias
no entanto, mas, todavia, contudo, porém, apesar de, em sentido contrário, refutando, pelo contrário, ao contrário, por outro lado, com a ressalva de

para exemplificar
por exemplo, como se pode  ver, assim, tome-se como exemplo, é o caso de, é o que acontece com

para explicitar
significa isto que, explicitando melhor, não se pretende com  isto, quer isto dizer, a saber, isto é, por outras palavras

para concluir
finalmente, enfim, em conclusão, concluindo,  para terminar, em suma, por conseguinte, por consequência

para estabelecer conexões de tempo
então, após, depois, antes, anteriormente, em seguida, seguidamente, quando, até que, a princípio, por fim

para referenciar espaço
aqui, ali, lá, acolá, além, naquele lugar, o lugar onde, ao lado de, à esquerda, à direita, ao centro, no meio, mais adiante

para indicar ordem
em primeiro lugar, primeiramente, em segundo lugar, seguidamente, em seguida, começando por, antes de mais, por último, por fim

para estabelecer conexões de causa
porque, visto que, dado que, uma vez que

para estabelecer conexões de consequência
de tal modo que, de forma que, tanto que, e por isso

para expressar condição, hipótese
se, a menos que, a não ser que, desde que, supondo que, se por hipótese, admitindo que, exceto se, se por acaso

para estabelecer conexões de fim
para que, para, com o fim de, a fim de que, com o intuito de

para estabelecer relações aditivas
e, ora, e também, e ainda

para estabelecer relações disjuntivas
ou, ou então, seja...seja, quer...quer

para expressar semelhaa, comparação
do mesmo modo, tal como, pelo mesmo motivo, pela mesma razão, igualmente, assim como

 

Estratégias 
As estratégias não devem ser confundidas com os argumentos. Argumentos   procuram responder  porque  defendemos determinada ideia. Estratégias são recursos que usamos para envolver o interlocutor, despertar o seu interesse, convencê-lo e para gerar credibilidade ou simpatia pelas nossas ideias.

- A página inicial  e  o  título  podem  ser  usados como estratégias  para captar a atenção do leitor.

- O uso de imagens interessantes  também ajuda a captar a atenção inicial .

- A clareza  do  texto  é   fundamental. Colocar-se  na ótica   do leitor, expressar as ideias  com  coerência,   começo (contexto),   meio  e   fim, claramente   descritos  e   fundamentados,    são  ingredientes   essenciais para  a  manutenção do  interesse   no que está a ser exposto.

- Usar um registo adequado à situação e ao destinatário.

- Referir contextos/ situações que sejam eventualmente do conhecimento do destinatário.