Conjugação Pronominal


 Quando juntamos pronomes aos verbos transitivos, verifica-se a chamada conjugação pronominal.
 
 
 
A seguir temos algumas regras que temos que respeitar.
 
 
1- Quando a forma verbal termina em vogal, o pronome não sofre alterações.

ex: Li o livro.  > Li-o

 
2 - Quando a forma verbal termina em R, S, ou Z, dá-se a queda destas consoantes e o pronome pessoal passa a ser: -lo, -la, -los, -las.

ex: Vou ler o livro. > Vou lê-lo.
       Tu s livros.  > Tu lê-los.
       Ele faz a leitura. > Ele -la.

 
3 - Quando a forma verbal terminar em M ou em ditongo nasal, o pronome tomará as formas: -no, -na -nos, -nas.

ex: Os alunos leram o livro. > Os alunos leram-no
      O aluno põe o livro na mesa. > O aluno põe-no na mesa.

 
4 Quando a forma verbal estiver no modo condicional, o pronome coloca-se entre o radical do verbo e as terminações verbais (-ia, -ias, -ia, -íamos, -íeis, –iam). No entanto, como o radical termina em R, este cai e o pronome ganha um L, tomando as formas: -lo, - la, -los, -las.

ex: Eu leria o livro. > Eu -lo-ia.
      Tu lerias os livros. > Tu lê-los-ias.

 
5 - Quando a forma verbal estiver no futuro, o pronome coloca-se entre o radical do verbo e as terminações verbais (-á, -ás, , -emos, -eis, –ão). No entanto, como o radical termina em R, este cai e o pronome ganha um L, toma as formas: -lo, -la, -los, -las.

ex: Ele le a obra. > Ele lê-la-á.
      Eles lerão o livro. > Eles -lo-ão.

 
6 –  Se a  frase  estiver  na  negativa,  o  pronome  vai  para  antes  do  verbo,  sem  sofrer alterações (tal como nalguns casos em que a frase está na forma interrogativa).

ex: Ele não leu o livro. > Ele o o leu.
     Já leste o livro? > Já o leste?

  

CASOS ESPECIAIS:
Sempre   que   na   frase   se   encontrem   em   contacto   duas   formas   de   pronome pessoal,  complemento direto e indireto, elas contraem-se formando uma palavra (em qualquer tempo verbal).

ex: Já li o livro. Posso emprestar-to. ( te o )
      Encontraste a peça? Então dá-ma. (me a)

 

Tipos de conjugação pronominal

Conjugação pronominal simples
É a que se obtém juntando às formas de um verbo transitivo os pronomes pessoais o,a,os,as. Neste caso as ações expressas por esse verbo não recaem sobre o sujeito que as pratica, ou seja, quem pratica a ação não a sofre.

Ex: Eu lavei-o.
       Ele entregou-o.
       Nós assustámo-lo.

 
Conjugação pronominal reflexa
É a que se obtém juntando às formas de um verbo transitivo os pronomes pessoais me, te, se, nos, vos, para indicar que as ações expressas por esse verbo recaem sobre o sujeito que as pratica.
 
Quem pratica a ação
 
Quem sofre a ação
EU
=
ME
TU
=
TE
ELE/ELA
=
SE
NÓS
=
NOS
VÓS
=
VOS
ELES/ELAS
=
SE

Ex: Eu lavo-me; tu lavas-te; ele lava-se; nós lavamo-nos; vós lavais-vos; eles lavam-se.

 
Conjugação pronominal recíproca
É a que se obtém juntando às formas verbais do plural ou ao gerúndio de um verbo transitivo os pronomes se, nos e vos com a significação de "um ao outro " ou "uns aos outros". Só acontece quando o sujeito (simples ou composto está no plural)

Quem pratica a ação
 
Quem sofre a ação
NÓS
=
NOS
VÓS
=
VOS
ELES/ELAS
=
SE

Ex: O pai e o filho beijaram-se. (= beijaram um ao outro)
      Estimamo-nos muito. (= estimamos uns aos outros)
      Cumprimentamo-nos. (= cumprimentamos um ao outro)
      Abraçando-se, fizeram as pazes. (= abraçando um ao outro)



EXERCÍCIOS


1. Seguindo as instruções que te são fornecidas, completa o espaço em branco com a forma verbal apropriada, conjugada pronominalmente.

- Deixei o livro em casa do Miguel. Vou lá ________________ (buscar) após as aulas.
- O computador avariou-se. O técnico vai _____________________ (reparar).
- Ao alunos escreveram textos lindíssimos e vão ____________________ (traduzir) para Francês.
- Na próxima semana os alunos apresentarão a peça e ________________________ (representar) a seguir.
- Se estivesse junto dele, o pai _________________ (impedir) de fazer aquela asneira.



2. Substitui as expressões destacadas pelo pronome correspondente e faz as alterações necessárias:

Os jovens compraram o jornal no quiosque.
.______________________________________________________________________________

É agradável oferecer flores à mãe.
______________________________________________________________________________

Obtivemos estes livros através de um concurso.
______________________________________________________________________________

Ele traz o dicionário de bolso para a aula.
______________________________________________________________________________


Eles protegem a Natureza.
______________________________________________________________________________

A equipa soube ultrapassar os problemas.
______________________________________________________________________________

Os jovens participantes seleccionaram o tema.
______________________________________________________________________________

Os pais dão computadores aos filhos.
______________________________________________________________________________

Pus a pasta no local apropriado.
______________________________________________________________________________


Ajudai as crianças carenciadas com o vosso trabalho.
______________________________________________________________________________

Põe o livro na secretária.
______________________________________________________________________________

Entregaríamos o relatório na secretaria.
______________________________________________________________________________