A seguir temos algumas regras que
temos que respeitar.
1- Quando a forma verbal
termina
em
vogal, o pronome não
sofre alterações.
ex: Li o livro. > Li-o
2 - Quando a forma verbal termina em R, S, ou Z, dá-se
a queda destas consoantes e o pronome
pessoal passa a ser:
-lo, -la,
-los,
-las.
ex: Vou ler o livro. > Vou lê-lo.
Tu lês
livros. > Tu
lê-los.
Ele faz a leitura. > Ele fá-la.
3
- Quando a forma verbal terminar em M ou em ditongo nasal, o pronome tomará as formas: -no, -na -nos, -nas.
ex: Os alunos leram o livro. > Os alunos leram-no
O aluno põe
o livro na mesa. > O aluno
põe-no na mesa.
ex: Eu leria o livro. > Eu lê-lo-ia.
Tu lerias os livros. > Tu lê-los-ias.
5 - Quando a forma verbal estiver no futuro, o pronome coloca-se entre o radical do verbo e as terminações verbais (-á, -ás, -á, -emos, -eis, –ão). No entanto, como o radical
termina
em
R, este cai e o pronome ganha um
L, toma
as formas: -lo, -la, -los, -las.
ex: Ele lerá a obra. > Ele lê-la-á.
Eles lerão o
livro. > Eles lê-lo-ão.
6
– Se a frase estiver na
negativa, o pronome
vai
para antes do
verbo,
sem sofrer
alterações (tal como nalguns casos em que a frase está
na forma interrogativa).
ex:
Ele não leu o livro. > Ele não o leu.
Já leste o livro? > Já o leste?
CASOS ESPECIAIS:
Sempre que
na
frase se
encontrem em contacto duas
formas de pronome pessoal, complemento direto e
indireto, elas contraem-se formando uma só palavra (em qualquer tempo verbal).
ex: Já li o
livro.
Posso emprestar-to.
( te o )
Encontraste a
peça? Então dá-ma. (me a)
Tipos de conjugação
pronominal
Conjugação pronominal simples
É a que se obtém
juntando às formas de um verbo transitivo os pronomes pessoais o,a,os,as.
Neste caso as ações expressas por esse verbo não recaem sobre o sujeito que as pratica, ou seja, quem
pratica a ação não a sofre.
Ex: Eu lavei-o.
Ele entregou-o.
Nós assustámo-lo.
Conjugação pronominal reflexa
É a que se obtém juntando às formas de um verbo
transitivo os pronomes pessoais me, te, se, nos,
vos, para indicar que as ações expressas por esse verbo recaem sobre o sujeito
que as pratica.
Quem pratica a
ação
|
Quem sofre a ação
|
|
EU
|
=
|
ME
|
TU
|
=
|
TE
|
ELE/ELA
|
=
|
SE
|
NÓS
|
=
|
NOS
|
VÓS
|
=
|
VOS
|
ELES/ELAS
|
=
|
SE
|
Ex: Eu lavo-me; tu
lavas-te; ele
lava-se; nós lavamo-nos; vós lavais-vos; eles
lavam-se.
Conjugação pronominal recíproca
É a que se obtém
juntando às formas verbais do plural ou ao gerúndio de um verbo transitivo os
pronomes se, nos e vos com a significação de "um ao outro " ou
"uns aos outros". Só acontece quando o sujeito (simples ou
composto está no plural)
Quem pratica a
ação
|
Quem sofre a ação
|
|
NÓS
|
=
|
NOS
|
VÓS
|
=
|
VOS
|
ELES/ELAS
|
=
|
SE
|
Ex: O pai e o filho beijaram-se. (= beijaram um ao outro)
Estimamo-nos muito. (= estimamos uns aos outros)
Cumprimentamo-nos. (= cumprimentamos um ao outro)
Abraçando-se, fizeram as pazes. (= abraçando um ao outro)
EXERCÍCIOS
1. Seguindo as instruções que te são fornecidas, completa o espaço em branco com a forma verbal apropriada, conjugada pronominalmente.
- Deixei o livro em casa do Miguel. Vou lá ________________ (buscar) após as aulas.
- O computador avariou-se. O técnico vai _____________________ (reparar).
- Ao alunos escreveram textos lindíssimos e vão ____________________ (traduzir) para Francês.
- Na próxima semana os alunos apresentarão a peça e ________________________ (representar) a seguir.
- Se estivesse junto dele, o pai _________________ (impedir) de fazer aquela asneira.
2. Substitui as expressões destacadas pelo pronome correspondente e faz as alterações necessárias:
Os jovens compraram o jornal no quiosque.
.______________________________________________________________________________
É agradável oferecer flores à mãe.
______________________________________________________________________________
Obtivemos estes livros através de um concurso.
______________________________________________________________________________
Ele traz o dicionário de bolso para a aula.
______________________________________________________________________________
Eles protegem a Natureza.
______________________________________________________________________________
A equipa soube ultrapassar os problemas.
______________________________________________________________________________
Os jovens participantes seleccionaram o tema.
______________________________________________________________________________
Os pais dão computadores aos filhos.
______________________________________________________________________________
Pus a pasta no local apropriado.
______________________________________________________________________________
Ajudai as crianças carenciadas com o vosso trabalho.
______________________________________________________________________________
Põe o livro na secretária.
______________________________________________________________________________
Entregaríamos o relatório na secretaria.
______________________________________________________________________________