O texto argumentativo visa convencer, persuadir ou
influenciar o ouvinte/leitor a quem se
apresenta
um
ponto
de
vista - TESE
-
cuja veracidade
se demonstra e prova através da ARGUMENTAÇÃO.
O texto
expositivo-argumentativo
consiste
em
partir de uma afirmação e
desenvolvê-la. Um
texto
expositivo-argumentativo tem, pois,
como objetivo
expor, sobre um determinado assunto, um juízo próprio de forma clara e organizada.
A argumentação apela não só à nossa racionalidade (ex. discurso político,
sermões do Padre António Vieira), como também à nossa emotividade (ex. texto publicitário).
É, pois, necessário que
apresentemos um
raciocínio coerente e convincente.
Estrutura:
Introdução
- parte inicial onde se apresenta o ponto de
vista
(TESE) a defender, de modo claro e
bem definido.Recorrer a uma afirmação ou interrogação.
Apresentar de forma clara e bem definida.
Desenvolvimento
- explicitação do ponto
de vista;
- apresentação
de argumentos que
provam a sua veracidade:
factos, exemplos, citações, testemunhos...
Escolher
e ordenar os argumentos de forma lógica
e articulada.Preferir a ordem crescente de importância,
Do menos para o mais importante.
Atentar na progressão do texto. Não ser redundante.
Dar exemplos, provar a argumentação. (Mais vale mostrar do que declarar.)
Conclusão
parte final, constituída por uma síntese da demonstração feita no desenvolvimento.Apresentar soluções, propor outras abordagens.
Recorrer a citações decisivas.
Concluir, regressando à tese inicial. (texto circular)
• A introdução e a conclusão:
- devem ser constituídas por um único parágrafo;- uma vez que são sínteses teóricas, não devem conter exemplos;
- articulam-se entre si, já que a conclusão deve retomar a introdução.
Aspetos Linguísticos:
- Usar um registo adequado à situação e ao destinatário.Registo formal ou informal.
- Atentar na coesão textual.
- Recorrer a verbos de opinião.
Acreditar, achar, estar seguro, estar convicto, concordar, afirmar, refutar, rejeitar, etc.
- Recorrer a figuras de estilo.
Metáfora, antítese, interrogação retórica, anáfora, etc.
- Encadear corretamente os parágrafos através de conectores lógicos.
A progressão e a articulação do texto é conseguida sobretudo através do uso dos
conectores ou articuladores do discurso, que vão fazendo progredir o texto de uma forma permanente e
articulada.
Articuladores argumentativos:
para reiterar, reafirmar
retomando a questão, penso que,
a meu ver, creio que, estou certo, em nosso entender
para concordar, provar, exprimir certeza
efetivamente, com efeito
para refutar, manifestar oposição, restringir ideias
no entanto, mas, todavia, contudo, porém, apesar de, em sentido contrário, refutando, pelo contrário,
ao contrário, por
outro lado, com a ressalva de
para exemplificar
por exemplo, como se pode
ver, assim, tome-se como exemplo, é o caso de, é o que acontece com
para explicitar
significa isto que, explicitando melhor, não se pretende com isto, quer isto dizer, a saber, isto é, por outras palavras
para concluir
finalmente, enfim, em conclusão, concluindo, para terminar, em suma, por conseguinte, por
consequência
para estabelecer conexões
de tempo
então, após, depois, antes, anteriormente, em seguida,
seguidamente, quando, até que, a princípio,
por fim
para referenciar espaço
aqui, ali, lá, acolá, além, naquele lugar, o lugar
onde, ao lado de, à esquerda, à direita, ao centro, no meio,
mais adiantepara indicar ordem
em primeiro lugar, primeiramente, em segundo lugar, seguidamente, em seguida, começando por, antes de mais, por último, por fim
para estabelecer conexões
de causa
porque, visto que, dado que, uma vez que
para estabelecer conexões
de consequência
de tal modo que, de forma que, tanto que, e por isso
para expressar condição, hipótese
se, a menos que, a não ser
que, desde que, supondo que, se por
hipótese, admitindo que, exceto se, se por acaso
para estabelecer conexões
de fim
para que, para, com o fim de, a fim de que, com o intuito de
para estabelecer relações aditivas
e, ora, e também, e ainda
para estabelecer relações disjuntivas
ou, ou então, seja...seja, quer...quer
para expressar semelhança, comparação
do mesmo modo, tal como, pelo mesmo motivo, pela mesma razão, igualmente, assim como
Estratégias
As estratégias não devem ser confundidas com
os argumentos. Argumentos procuram
responder porque defendemos determinada ideia. Estratégias são recursos que usamos para envolver o
interlocutor, despertar o seu interesse, convencê-lo e para gerar credibilidade
ou simpatia pelas nossas ideias.
- A página inicial
e o
título podem ser usados como
estratégias para captar a atenção do leitor.
- O uso de imagens interessantes
também ajuda a
captar a atenção inicial .
- A clareza do texto é
fundamental. Colocar-se
na
ótica do leitor, expressar as
ideias com
coerência,
começo (contexto), meio e
fim,
claramente descritos
e fundamentados, são ingredientes essenciais
para a manutenção do interesse no que está a ser
exposto.
- Usar um
registo adequado à situação e ao destinatário.
- Referir contextos/ situações que sejam eventualmente do conhecimento do
destinatário.